Propagandas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Seminário Internacional capacita gestoras e Sementeiras do Programa Nova Semente


Durante toda a semana passada, 12 pessoas entre representantes do programa Nova Semente, do Instituto Alfa e Beto (IAB), da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde, participaram de Treinamento para Treinadores (TOT) de forma a potencializar a interação entre os cuidadores primários (mães, pais e avós) com as crianças.

Algumas mães também participaram da primeira etapa do TOT como, Maria Betânia Almeida que também é gestora da unidade Antonio Henrique Callo no N9. “Com este treinamento, pudemos aprender a aproveitar melhor os espaços, a claridade natural do ambiente e fazer uma ornamentação agradável sem muito excesso. O acolhimento foi um dos pontos principais apontados no treinamento, e isso vai melhorar nossa parte pedagógica e enriquecer bastante o nosso conhecimento”, declarou.


As recomendações transmitidas por Jane Lucas seguem idades determinadas das crianças: do nascimento até um mês; uma semana a seis meses; seis a nove meses; nove meses a um ano; um a dois anos e dois anos em diante. “Esse treinamento ensina cuidados simples para ter com a criança que irão ajudar tanto as sementeiras como as mães ao longo do dia nas unidades e em casa. Através das brincadeiras com objetos simples, como vasilhas plásticas e pregadores, as crianças se desenvolvem, pois todo treinamento é voltado para a relação de afeto”, explicou a coordenadora do programa Nova Semente, Mônica Couto.

A partir desta segunda-feira (12), os 12 representantes capacitados passarão tudo o que aprenderam na primeira etapa para 24 sementeiras sob a supervisão de Jane Lucas. A ideia é que o curso promova a multiplicação de cuidadores para que possam dar suporte aos pais durante os primeiros anos de vida das crianças.


Presente no seminário, o prefeito Julio Lossio afirmou que o sucesso do Nova Semente deve-se a todas as profissionais que participam do programa. “Vocês estão sendo capacitadas a cuidar do maior bem da nação, as nossas crianças. Agradeço a Dra. Jane por esta capacitação, ela que vem de órgãos de reconhecimento mundial, como a Unicef, a Organização Mundial de Saúde, mas sobretudo vem com uma bagagem de experiência e de conhecimento comprovados cientificamente. O Nova Semente vem, reconhecidamente, desenvolvendo um bom trabalho e isso é resultado de todas vocês que estão diariamente nas unidades”, afirmou o prefeito Julio Lossio às profissionais presentes.


Informações da PMP

Nenhum comentário: