Propagandas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crianças do Nova Semente também tem atendimento médico nas Unidades



Em meio às comemorações pela inauguração da 50ª unidade do Programa Nova Semente, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) aproveita para divulgar um balanço das suas ações desenvolvidas junto às crianças assistidas nas unidades. A fim de promover a saúde e diagnóstico precoce de doenças que possam interferir no desenvolvimento das crianças, a SMS implantou o projeto Ouvir para Aprender e atividades de promoção a saúde bucal.

Com o Ouvir para Aprender, a SMS realiza a triagem auditiva nas crianças matriculadas no Programa, por meio de consulta médica otorrinolaringológica e avaliação da funcionalidade auditiva de cada criança, através do exame de emissões otoacusticas (teste da orelhinha). A partir dessa investigação, as crianças diagnosticadas com problemas auditivos são encaminhadas para tratamento adequado no Centro Auditivo de Petrolina. O projeto já atendeu 896 crianças e conta com a participação de um médico e duas fonoaudiólogas.

As ações de saúde bucal compreendem procedimentos coletivos – que incluem palestras com pais, sementeiras e gestores, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor – e o atendimento odontológico, com unidade odontológica portátil. “Nossas atividades acompanham o cronograma de inauguração das creches. Iniciamos o trabalho com os procedimentos coletivos que já faz a cobertura de 43, das 50 unidades inauguradas e também o atendimento odontológico curativo, com procedimentos restauradores, remoção de tártaro e exodontias”, explicou a coordenadora de saúde bucal da SMS, Fabyanna Diniz.

“Como o prefeito Julio Lossio, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em cuidar das nossas crianças para garantir a elas uma vida mais saudável. Prevenindo e diagnosticando problemas que podem interferir diretamente na fala e articulação dos fonemas, na função mastigatória e no desenvolvimento facial dos ossos e músculos, além da estética”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, salientando a importância do Programa Nova Semente para cuidar das pessoas, protegendo a infância e o desenvolvimento das crianças.

Além de cuidar dos filhos, a SMS também atende as mães das crianças matriculadas nas unidades do Programa Nova Semente, com o agendamento de mamografias e exames preventivos.

Um comentário:

albumcarmimart.blogspot disse...

Muito importanta a ação do senhor prefeito na realização de Creches que satisfaz parte das famílias Petrolinense. Mais importante ainda é assegurar o sucesso e estrutura das mesmas, pois além do interesse dos pais em relação a nececidades que é a de que continuem o projeto, tem a parte envolvida que é O Patrono; em especial o dessa é D.Cecera, a qual não se deve desmerecer seu nome por sua força de mãe mulher, esposa e amiga, esta sim, não cruzava os braços nem calava deante das necessidades. Sua palavra era de reagir e superar e perserverar na verdade de cada um, valorizando a dignidade - Dizia ela: a política somos nós se vivermos no direito, lutando por suas necessidades, honrando nosso trabalho, vever honestamente; Cada um fazendo sua Parte.
Acho neccessário que este Blog acrescente a história dessa Patona. D.Cícera, como também desejo muito Sucesso.

Naria do Carmo