Novas estratégias para o desenvolvimento de crianças na primeira infância foram discutidas na última quinta-feira (27), no seminário "Cidadão do Futuro – Políticas para o Desenvolvimento na Primeira Infância", que aconteceu em Brasília e foi promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e Direitos Humanos (SAE). O evento reuniu especialistas dos setores público e privado, na busca de uma política de desenvolvimento integral da criança que assegure condições mínimas às famílias para uma atenção correta na idade até 3 anos.
Entre as experiências apresentadas no Seminário, estava o Programa Nova Semente. O prefeito Julio Lossio, idealizador do Programa, foi convidado pelo Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, para ser um dos palestrantes e apresentar o programa a um público diversificado entre pedagogos, assistentes sociais e educadores de diversos locais do país.
Um dos debatedores do evento foi o pesquisador norte-americano em políticas sociais, James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia no ano 2000.
“É muito gratificante poder mostrar o Nova Semente em Brasília e, principalmente, mostrar os resultados sociais que temos alcançado. Apresentamos aqui que é possível transformar a vida de diversas famílias na nossa cidade, oferecendo educação básica de qualidade e um local seguro para o acolhimento das crianças. Isso tem despertado cada vez mais interesse de gestores de outros estados do Brasil, o que mostra que estamos no caminho certo junto com o Governo Federal, buscando integrar as boas iniciativas na educação infantil, para que no futuro nossas crianças possam ter melhores oportunidades”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.
O seminário "Cidadão do Futuro – Políticas para o Desenvolvimento na Primeira Infância" teve como objetivo discutir todos os aspectos que influenciam o pleno desenvolvimento da criança durante os primeiros anos de vida. No evento, foram debatidos, entre outros temas, a proposta de uma política de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, a avaliação do desenvolvimento infantil, como assegurar condições mínimas às famílias para uma atenção adequada à primeira infância, o impacto do atendimento em creches sobre o desenvolvimento das crianças, a adoção de medidas de qualidade para os serviços de educação infantil e o estado nutricional na primeira infância.
(Ascom PMP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário