Propagandas

domingo, 19 de junho de 2011

Secretaria de Saúde de Petrolina inicia vacina contra sarampo a partir deste sábado

Durante o mesmo período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade também devem receber a vacina contra o sarampo. A intenção é prevenir as crianças de casos que podem vir de outros países. Como foram identificados casos da doença em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas, o Ministério da Saúde (MS) decidiu incluir as localidades como prioridade para receber a dose, devido ao fluxo turístico, que acontece com maior incidência nestas localidades. 

Entretanto, diferente da Campanha contra Pólio, que encerra no dia 10 de julho, a imunização contra o sarampo acontecerá até o dia 22 de julho. 

Este tipo de vacinação trata-se de uma “campanha de seguimento”, que costuma ser realizada em períodos de três a cinco anos, com o intuito de reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o país sem transmissão do vírus do sarampo, principalmente, depois que foram identificados casos na Europa. 

Como critérios de prioridade, o MS estabeleceu para início da vacinação, três fatores, onde estão incluídos o maior fluxo turístico, a densidade populacional e as localidades com menor cobertura vacinal. 

A Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, explicou que até maio de 2011, o Ministério já confirmou 10 casos de sarampo no país, mas desde o ano de 2000 o vírus não é encontrado livremente no Brasil. “Em 2010, foram notificados e confirmados 68 casos. 

Entre 2001 a 2005, o número chegou a dez e a maior parte estava associado a pessoas que vieram de outros países, ou seja, casos importados”, revelou. Kátia Coutinho ainda explicou que é esta é uma campanha de prevenção e os país e responsáveis devem ficar atentos. “É importante ficar atento aos sintomas e a melhor forma de evitar é a prevenção. Por isso, convocamos o público alvo para comparecer nas unidades de saúde. 

Estamos trabalhando para evitar alguma notificação na região", declarou. Sobre a doença - O sarampo é uma doença aguda, com grande poder de contágio e é transmitida por um vírus. Entre os sintomas estão tosse seca, febre, manchas avermelhadas, conjuntivite e coriza. A doença é transmitida de pessoa para pessoa, através de secreções, quando um paciente infectado tosse, fala ou respira. 

ASCOM PMP - FOTO DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário: