Propagandas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais 120 aparelhos auditivos são entregues pela Prefeitura; Aluno do Nova Semente incluído nesta relação

Cerca de 60 pacientes com deficiência auditiva reuniram-se na manhã de hoje (25), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para comemorar o direito de se comunicar. Essas pessoas foram contempladas com a entrega de 120 aparelhos auditivos, totalizando 1.921 próteses já distribuídas pela SMS, por meio do Centro Auditivo, e adquiridas pelo Município, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com esse tipo de deficiência.


Participaram do evento, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, a coordenadora de Atenção Especializada da SMS, Juliana Granja, representando a secretária Municipal de Saúde, a coordenadora do Centro Auditivo, Fabiane Gonçalves, o coordenador o projeto municipal ‘Ouvir para Aprender', José Britto Veiga e a coordenadora do Programa Nova Semente, Mônica Couto. Os gestores entregaram os aparelhos auditivos aos pacientes de Petrolina e também das cidades de Ouricuri, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Santa Cruz, Verdejante, Salgueiro, Orocó, Belém do São Francisco, Cabrobó e Afrânio, que recebem as próteses no Município, graças a um Pacto Macrorregional.

Citando o exemplo do Programa Nova Semente, o prefeito Julio Lossio destacou a importância de cuidar das pessoas, especialmente, no que se refere às crianças, para garantir que elas desenvolvam todas as suas potencialidades. "Precisamos cuidar das pessoas desde pequenas. No dia que nós conseguirmos inserir todas as crianças desse município em um programa de educação infantil e pudermos chegar com um médico otorrinolaringologista, com um oftalmologista e com um dentista, desde cedo, a gente vai fazer com que esses meninos e meninas cresçam com menos problemas e com mais oportunidades".



Através do Projeto "Ouvir para Aprender", a Prefeitura Municipal de Petrolina vem possibilitando o diagnóstico precoce de várias doenças auditivas em crianças atendidas pelo Programa Nova Semente (foto), e uma delas, o pequeno Thiago, de apenas cinco anos, foi contemplado hoje, com o seu aparelho auditivo. "O que vemos no Centro Auditivo é que existe uma grande quantidade de adultos e idosos em tratamento, o que significa que esses pacientes passaram a infância sem ter um desenvolvimento adequado, visto a dificuldade auditiva não foi diagnosticada precocemente. Com o ‘Ouvir para Aprender', a gente muda essa lógica de captação de paciente, buscando o paciente no seu bairro e fazendo a identificação do problema cada vez mais cedo. A partir daí tratamos as patologias e damos a garantia de um desenvolvimento completo para essa criança", explicou o coordenador do Projeto ‘Ouvir para Aprender', o otorrinolaringologista, José Britto.

Centro Auditivo de Petrolina - O serviço é responsável pela assistência à pessoa com deficiência auditiva, realiza o diagnóstico, reabilitação auditiva no processo de adaptação dos aparelhos auditivos e também a prevenção, através do Teste da Orelhinha em bebês, para detecção precoce da deficiência. Em 2011, o serviço contabilizou mais de 5,6 mil atendimentos, quase três vezes mais que no ano anterior. O Centro Auditivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Tobias Barreto, nº 240, centro. Para mais informações, o contato pode ser feito através do número 3863-3129.


Informações da PMP

Nenhum comentário: