Propagandas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como ocorre o engasgo do bebê


Como ocorre o engasgo do bebê
engasgo é um dos maiores medos das mães que tem filhos recém-nascidos. Mas você sabia que entender como o o problema do engasgo acontece pode ajudar a evitar complicações?
Segundo os especialistas do Hospital e Maternidade Santa Joana, o engasgo ocorre como reflexo da descoberta da respiração por parte do bebê após passar meses no útero da mãe. Bebês nascidos após 37 semanas de gestação ou mais, são plenamente capazes de mamar e respirar ao mesmo tempo.
Os bebês prematuros, especialmente aqueles que nasceram antes de 34 semanas de gestação ainda têm o centro respiratório, localizado no sistema nervoso, imaturo, e precisam de treinamentos para coordenação de sucção e deglutição. Desta maneira eles demoram mais a aprender a respirar normalmente.
A principal questão segundo os médicos é prestar atenção enquanto o bebê mama até que ele aprenda a coordenar os movimentos de sugar, deglutir e respirar.
A Dra. Clery Bernardi Gallacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, dá uma dica. "O ideal é apoiar o bebê pelo peito, deixando-o na posição de bruços, para facilitar a saída do leite que, ao invés de ser deglutido, desviou-se para as vias respiratórias. O risco do engasgo com leite está na aspiração do líquido, leite nas vias aéreas em vez do estômago", alertou.
Por Catharina Apolinário/Mães e Filhos

Nenhum comentário: