Propagandas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Campanha contra paralisia infantil começa nesta segunda em Petrolina


Começou nesta segunda-feira (13), em Petrolina, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A mobilização do Ministério da Saúde (MS), através das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, tem como objetivo vacinar crianças menores de cinco anos, com apenas duas gotinhas, que previnem contra a paralisia infantil. A substância pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área rural e urbana do município. É importante levar o cartão de vacinação da criança para que os profissionais possam atualizar as doses que estiverem atrasadas.
Assim como acontece todos os anos no Brasil, o MS divide a campanha em duas etapas, a primeira iniciando em junho e a segunda no dia 13 de agosto, quando os pais ou responsáveis devem retornar as UBS para que as crianças tomem a segunda dose da vacina. A meta preconizada é a de imunizar cerca de 95% do público alvo, o que envolve crianças de 0 a menores de cinco anos.
A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, destacou que o último caso da doença foi registrado no Brasil em 1989, e orientou que é importante continuar com a mobilização administrando a vacina. “Realizamos todos os anos a campanha porque nossa intenção é manter a doença longe do país. Não temos nenhum caso, mas a Pólio pode ser reintroduzida no Brasil, uma vez que o vírus ainda circula em outros países”, alertou Lúcia Giesta.

Pólio - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada e transmitida por um vírus, o poliovírus. A contaminação ocorre, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não morre ao ser infectada, mas adquire sérias lesões que atingem o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença ainda pode ser registrada em 26 países, atingindo principalmente o Afeganistão, o Paquistão, a Nigéria e a Índia, onde os casos são notificados com mais frequência.
ASCOM PMP/FOTO:DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário: