Propagandas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tranforme seu filho em um pequeno autor de livros

Livro virtual  dica para a criançadaQue tal deixar o seu filho usar a criatividade, exercitar o cérebro e, de quebra, se tranformar numautor de livros? Foi lançado, nos estados Unidos, um site chamado Tikatok, onde a criança monta o seu próprio livro virtual, e ainda compra e guarda como recordação.


O site é bem simples, mas antes de começar a diversão é preciso se cadastrar gratuitamente.


Feito isso, basta partir para a brincadeira! Logo no topo da página está o botão "Create a book" (Crie um livro) e, em seguida existem três opções que variam de acordo com a faixa etária da criança.


A primeira é para todas as idades, mas requer ajuda dos pais, porque o pequenino precisa selecionar algumas imagens e escrever algo sobre as suas memórias favoritas. O passo a passo é o seguinte: Depois de selecionar esta opção, seu filho deverá escolher entre temas como "Eu te amo, papai", "Eu te amo, mamãe" e "Meu Halloween favorito" - e nada de ciúmes se ele preferir o "Meus melhores amigos", hein?!


Em seguida, aparecerá uma tela com diversos botões para colocar imagens, texto e uma paleta de cores. Ainda nesta fase está a capa do livro, já com o nome da criança impresso. Vá mudando as páginas e insira as fotos e desenhos que ela escolher, bem como a frase certa para cada uma dessas lembranças.

A segunda opção é uma história mais curta, direcionada para crianças acima de oito anos. Bem diferente da primeira, o pequeno autor poderá escrever sobre dinossauros, alienígenas, fantasmas, detetives, entre outros. 

Assim que decidir qual desses temas será o preferido, mãos à obra! Como os pequenos estão assustadoramente avançados em tudo o que se refere a tecnologia, é possível que consigam fazer sozinhos, mas vale aquela ajuda na hora de montar os textos e tirar qualquer eventual dúvida, a fim de que ele não desista da brincadeira por não conseguir fazer algo.
As crianças acima de 10 anos terão bem mais trabalho que as outras, mas também vão fazer tudo do jeitinho que querem e deixar a imaginação ir bem longe. Ao escolher a terceira opção, a tela com o livro em branco aparece automaticamente. Com os mesmos botões de texto e imagem, elas deverão dar um nome para o livro, pensar sobre o que pretendem escrever e começar a brincadeira.
Livro virtual  dica para a criançada
Foto/Reprodução
Depois de pronta a verdadeira obra de arte de seu filho, é hora de decidir o que fazer com o trabalho. Como estamos no Brasil, não é possivel comprar o livro, que varia entre R$ 16 e R$ 60, mas é dá para salvar e compartilhar com os amigos via Facebook, Twitter e enviar por e-mail para quem quiser.
Além de montar o livro em casa, com a ajuda dos pais, outro ponto muito interessante do site é uma seção totalmente dedicada aos professores. Neste local, o educador se cadastra e consegue fazer um registro de todos os seus alunos, para que esta atividade também seja feita dentro da escola. Sem dúvida é uma maneira muito criativa e inovadora de fazer com que os pequeninos tomem gosto pela leitura desde cedo. Quem sabe não encontramos em nossos filhos um Machado de Assis ou uma Clarice Lispector?
Por Carolina Pain (MBPress)

Nenhum comentário: