Propagandas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Secretaria de Educação de Petrolina anima crianças e adolescentes com oficinas educativas no Petrolina Saudável


Encenações, palestras educativas, entre outras atividades que fizeram parte das oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) animaram diversas crianças e adolescentes do bairro Jardim São Paulo e áreas circunvizinhas no I Petrolina Saudável 2011. O evento, que ocorreu ontem (22) durante toda manhã, foi criado na gestão atual e está na sua 12ª Edição. Os moradores da localidade também puderam participar de inúmeros serviços oferecidos pela Prefeitura de Petrolina através do mutirão de ações realizadas pelas Secretarias Municipais.

Personagens literários como Emília e Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo, obra clássica de Monteiro Lobato animaram diversas crianças que participaram da oficina: “Uma viagem através das páginas de um livro”, destinada ao público infantil. As crianças assistiram apresentações teatrais com encenações do Sítio do Picapau Amarelo, fizeram pinturas no rosto e brincaram com dedoches (fantoche com uso no dedo). No final das apresentações, as crianças ganharam um mini-livro, contendo gravuras e orientações de incentivo para leitura em forma de quadrinhos.

Além da oficia de leitura através da obra de Monteiro Lobato, foi apresentado também uma outra oficina com tema: “Ética ambiental e boas maneiras no esporte para crianças e adolescentes”, que estava inclusa no Projeto Circuito Esportivo como uma das modalidades do Selo Unicef (reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes). Nessa segunda atividade, houve contação de histórias; entrega de ioiôs, músicas e teatros com fantoches, leitura compartilhada e distribuição de gibis relacionados com o tema Ética Ambiental e boas maneiras no Esporte.

Segundo a Secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho, é de extrema importância ir até a comunidade com serviços sociais, educativos, jurídico, entre outros, auxiliando os moradores através de diversas ações. “Enquanto secretaria, realizamos duas oficinas educativas que por sinal foram bem produtivas. Além disso, atendemos algumas demandas solicitadas pela Promotora de Justiça da Defesa da Cidadania de Petrolina, Dra. Ana Rúbia Torres, que nos encaminhou algumas crianças e jovens que nunca estiveram em salas de aulas, apesar de tanta divulgação da importância da educação. Para esses casos estamos providenciando as matrículas e aguardarmos que compareçam a escola”, ressaltou a Secretária.

A moradora do bairro Cacheado, Maria de Fátima Pereira, que utilizou alguns dos serviços oferecidos no evento e acompanhou a participação da filha na oficina de leitura, o Petrolina Saudável é um ótima oportunidade de resolver pendências em sua própria comunidade, de forma gratuita. “Os serviços que foram disponibilizados aqui ajudam várias pessoas, principalmente, as que trabalham durante a semana e não têm como resolver em outros horários. Fora isso, é algo diferente que muda a rotina da comunidade como essa oficina de leitura, por exemplo, que é educativa e ao mesmo tempo é um lazer para as crianças”, afirmou a moradora.

ASCOM PMP

Um comentário:

Maria de lourdes disse...

Boa noite, Luan. Esse evento no Bairro Jardim São Paulo também contou com uma apresentação magnífica do Canil da Polícia Militar com seus cães adestrados. As crianças e adultos presentes ficaram maravilhados com o desempenho de um lindo cãozinho da raça Labrador que localizava um objeto em qualquer local que o policial escondia. Eles informaram que esse cão é usado em operações de combate ao tráfico de drogas, procurando por esses entorpecentes. Enfim, o Canil do 5º BPM está de parabéns pela bela apresentação e pelo trabalho desempenhado em nossa cidade. Gostaria que ficasse registrado meu comentário.
Maria de Lourdes - Moradora do Jardim São Paulo