Propagandas

sábado, 7 de maio de 2011

A polêmica da coleira para crianças


Um acessório tem causado polêmica entre mães e psicólogos da infância no Brasil. A chamada "coleira infantil", uma espécie de mochila extremamente parecida com a guia para cachorros, é usada há muitos anos, principalmente no exterior.
Mas não pense que a repulsa ao acessório é coisa das mães brasileiras. Apesar do uso frequente, em uma breve pesquisa na internet, é possível encontrar depoimentos de mães do mundo inteiro que comparam as crianças "encoleiradas" a "cachorros presos no quintal, tentando desesperadamente caçar esquilos".
Para a psicopedagoga Milene Massucato, os grandes contras dessa medida são as consequências da falta de afeto geradas pelo uso indiscriminado do acessório, mas pondera, garantindo que o uso em locais de grande aglomeração - como aeroportos e exposições -, vez ou outra, não atrapalha em nada o desenvolvimento psicológico de uma criança.

"É muito prático poder contar com esse artigo na infância, poder passear sem ter que se preocupar com os filhos, que estão ali, amarrados. Mas e quando a adolescência chegar? Vamos prender os jovenzinhos em seus quartos? Acorrentá-los? É aí que o uso se torna um problema, pois essa criança, muito provavelmente, se tornará um adulto que não respeita limites, que não aceita frustrações", alerta.
"Qualquer instrumento que gere uma falsa segurança e tente substituir o processo de educação e as vivências reais da educação da infância não me agrada", reitera Eliane Chagas, professora de educação infantil e mãe de Caetano. "Tenho um filho de três anos curioso e capaz de dar suas escapadas, mas eu como mãe também estou em processo de aprendizagem e o grande barato é aprender com as situações."
"Mãe que não se embaraça também não cria laços", adiciona.
E você, usaria esse acessório em seus pequenos?
Por Ana Paula de Araujo (MBPress)

Um comentário:

BLOG DINIZ K-9 disse...

Bela postagem. Passando novamente para mais uma visita. O blog tá muito bom. Parabéns.
http://dinizk9.blogspot.com/