Propagandas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Prefeito Julio Lossio participa de Concerto Aula com estudantes da Rede Municipal de Ensino

No sábado (16), cerca de 300 estudantes da Rede Municipal de Ensino assistiram a uma apresentação do Concerto Encore, através do Projeto Circulação de Música Instrumental. O evento aconteceu na Escola Estadual Clementino Coelho, localizada no bairro do Gercino Coelho. Entre os convidados presentes estavam o Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, a Secretária de Educação, Célia Regina e a Diretora de Cultura de Petrolina, Roberta Duarte.

Este foi o primeiro ano do concerto-aula, que é responsável por levar a música erudita e popular para mais de 5 mil crianças em todo o Estado de Pernambuco. O Quinteto Encore é formado por um grupo de professores da Orquestra Criança Cidadã – Recife (uma das maiores orquestras do Brasil, criada em 2009, como instrumento de mudança para a situação de vulnerabilidade social de 160 crianças com idade entre 4 e 18 anos).

O projeto é de responsabilidade social, educativa e cidadã, realizando apresentações em escolas com a proposta de despertar nas crianças o interesse pela música. “O braço social do projeto é esse concerto-aula, onde apresentamos para as crianças os instrumentos usados em uma orquestra. Orientamos em relação ao seu funcionamento, composição e som. Nossa intenção é plantar em todas as cidades, por onde passamos uma semente para que eles possam despertar para o mundo da música e tenham interesse em participar de orquestra”, explicou o coordenador do projeto, Pedro Santos. 

“É com educação e cultura que podemos mudar a realidade do nosso país. Petrolina agradece pela oportunidade de receber uma orquestra de tamanha qualidade e reconhecimento. Que nossa cidade também consiga revelar grandes talentos para a música”, ressaltou o Prefeito Julio.


Em meio a tantas crianças, Evelly Vitória, de 10 anos, se destacou pela concentração e interesse no conhecimento dos instrumentos, segundo sua mãe, a cozinheira Socorro da Silva, moradora da comunidade de Tapera, o evento foi de grande importância.  “Eu achei esse trabalho muito interessante, porque a música consegue transformar o jeito das pessoas, e mudar a situação de lugares humildes. Como minha filha, eu também sou apaixonada por música instrumental e estou irradiante de alegria em estar aqui com ela”, declarou.

No sábado, durante a noite, a Orquestra Criança Cidadã realizou uma apresentação para a comunidade na Catedral .


Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira

Nenhum comentário: