Propagandas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mochila pesada prejudica postura de 30% das crianças, diz estudo


Imagem/Google
Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-Sergipe) em parceria com a Liga de Trauma da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pesquisou o peso das mochilas e seus impactos em 40 crianças com idades entre 9 e 12 anos, de escolas públicas e particulares. Trinta por cento dos estudantes apresentaram variações posturais importantes e 77,5% se queixaram de dor nas costas.
Os pesquisadores concluíram que a maioria dos alunos, cerca de 80%, carrega as mochilas de forma correta. Mas o peso transportado está acima do ideal. “O problema está no peso excessivo do acessório, superior aos 10% do peso da própria criança”, afirma Luiz Carlos Lopes, médico da SBOT e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.




Os pesquisadores avaliaram a massa corporal e a estatura dos alunos, a presença de alterações posturais, o peso carregado, modelos e modos de transporte das mochilas. “Setenta por cento das mochilas estavam acima do peso recomendado”, destaca Lopes.


De acordo com pesquisas e especialistas em postura, o ideal é que os estudantes (crianças e adolescentes) carreguem até 10% do próprio peso na mochila. Além disso, as tiras devem ser tensionadas para que a mochila fique bem junto ao corpo, e cinco centímetros acima da linha da cintura. Jamais carregue sua mochila com apenas uma das alças no ombro, pois isso pode provocar escoliose. (IG Educação)



Leia também

Nenhum comentário: