![]() |
| Foto Divulgação |
Os jovens da primeira turma deste ano do Programa Guarda Mirim, da localidade do Serrote do Urubu, em Petrolina, estão aprendendo lições sobre Cidadania, Meio Ambiente e Defesa Civil, para depois repassá-los ao seguinte tripé: família, colegas e comunidade. As aulas que iniciaram no último mês, serão encerradas com as crianças na próxima quarta-feira (13) e os resultados já começam a aparecer.
Instituído no ano passado pela Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina, o programa que já beneficiou cerca de 100 crianças de até 12 anos de idade, da rede pública de ensino da cidade, conta hoje com a participação de 42 alunos da Escola Luiz de Sousa. O objetivo da iniciativa é que estes jovens tornem-se multiplicadores da cidadania, como reforçou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira. “Nosso intuito é trazer para esses jovens um contato mais direto com a cidadania, com compreensão de civismo e patriotismo. Da mesma forma, discutir e apresentar noções sobre questões como o Meio Ambiente e a Defesa Civil. Com tão pouco tempo, já temos bons resultados, os pais estão satisfeitos e atestam a mudança positiva de comportamento dos filhos”, afirmou.
Para o vice-presidente da Associação de Moradores do Serrote do Urubu, Aprígio da Silva, a ação também vem incentivando a consciência cidadã do jovem e possibilitando que participem mais da sua comunidade. “Percebemos que o Programa Guarda Mirim tem como objetivo, trabalhar esses jovens para viverem em uma sociedade mais justa. Esperamos que eles aproveitem bem tudo o que estão aprendendo”, acrescentou.
A aluna do programa, Natália dos Santos Cavalcante, 10 anos, declarou que participar do programa vai além de ajudar as outras pessoas. Com os conhecimentos apreendidos, já sente a diferença. “Senti diferença em mim mesma, dentro do meu convívio familiar. Percebi que me tornei uma pessoa mais compreensiva, tolerante com as pessoas ao meu redor”, destacou.
Na próxima quarta-feira, as aulas teóricas e práticas serão encerradas e os alunos passarão por uma prova escrita, para testar os conhecimentos adquiridos. Os demais interessados em participar com as crianças do projeto podem receber mais informações através dos números 3862-6194 ou 9862-9213.
ASCOM PETROLINA

Nenhum comentário:
Postar um comentário