Propagandas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crianças do Programa Novo Caminho participam de 1ª Feira Literária de Petrolina


Com a curiosidade estampada nos olhos, as crianças folheiam os livros atentas. Não podia ser diferente ontem (18), no Dia Nacional do Livro Infantil, que foi comemorado pelos alunos do Programa Novo Caminho na 1ª Feira Literária de Petrolina (FLIPE), montada no estacionamento da Biblioteca Municipal Cid Carvalho. 

Para o coordenador do Novo caminho, Sargento Gama, a visitação aos espaços da feira e da Biblioteca é uma forma de incentivar a leitura às 60 crianças que participam do Programa. “Temos trabalhado com a leitura todos os dias e aproveitamos a feira para que elas pudessem ler, aproximando-as da leitura e da biblioteca, além de estimular a interação com outras crianças. É preciso que elas tomem gosto pela leitura”, afirmou. 

De 11 a 15 de abril, as turmas do Novo Caminho começaram a comemorar o dia do nascimento de Monteiro Lobato, que é considerado o maior escritor brasileiro da literatura infantil. “Semana passada, promovemos atividades onde elas puderam conhecer os escritores brasileiros e recitar poesia. Começamos também a introduzir a literatura de cordel e eles estão produzindo seus textos”, explicou a professora Edna Costa. Aos 10 anos de idade, Kelly Tavares é aluna do 5º ano e gostou de participar da visita. “Gostei muito, pois li alguns livros e também a literatura de cordel. Aqui, eu pude conhecer alguns livros e a biblioteca”, destacou.
Em sua primeira edição, a FLIPE homenageou o escritor Monteiro Lobato e foi aberta ao público, com estandes de livros nacionais, infantis, gibis, além de obras de escritores locais e de cordel, além de apresentação da Fanfarra Municipal Império Petrolinense. Segundo o organizador da feira, Uberdan Oliveira, o evento é uma forma de incentivar a leitura, principalmente, das crianças. “A feira se insere num projeto nacional de incentivo à leitura. A idéia já existe há muito tempo e pretendíamos fazer em uma área livre, aberta ao público. Nossa intenção é transformar Petrolina numa cidade de leitores a médio e longo prazo”, ressaltou.
O Programa Novo Caminho é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) em parceria com o 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado e atende a 60 crianças, de 09 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social.
Texto: Luana Bernardes/Fotos: Natália Carneiro

Nenhum comentário: